O Guzerá Brasileiro para o Mundo

Foi o Guzerá que plasmou o gado norte-americano, bastando observar os principais reprodutores anotados no livro "A history of the American Brahman", de Joe Akerman (1982), pela ABBA (American Brahman Breeders Association).


Mesmo na linhagem "Manso", de fisionomia francamente anelorada, percebem-se os detalhes típicos do Guzerá nas arcadas, nos olhos, na fronte, nas orelhas, etc. Assim, não é exagerado afirmar que o touro "Manso" era um protótipo do moderno "Guzonel". Assim como "Manso" e o principal alicerce do moderno Brahman mundial, o Brasil poderá engendrar outros "Mansos" com os eficientes resultados seletivos do moderno Nelore e Guzerá. Ou seja, é possível que no moderno Guzonel venha a surgir também um touro, ou muitos, tão exponencial como "Manso", dessa vez no Brasil.
 

Outros países também apreciariam fazer a mesma tentativa, formando o "Guzonel" e selecionando em busca do surgimento de novos "Mansos". Um formidável mercado para o Guzonel.


Além de ser utilizado na formação do Brahman, o Guzerá tem sido bastante exportado para diversos países, tais como Estados Unidos, Costa Rica, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Venezuela, Colômbia, Equador, Paraguai, Costa do Marfim, Senegal, Angola, etc. Nestes países, o Guzerá tem servido vacadas de corte, tanto quanto vacadas de leite.


Quando a pecuária de corte mundial estiver "globalizada", o Guzerá terá seu lugar como reprodutor eficaz nos programas de cruzamentos. A tendência da "globalização" na pecuária é irreversível. Modernamente, diversos países já utilizam o Guzerá brasileiro no melhoramento de suas vacadas, principalmente leiteiras (Colômbia, Senegal, México, Venezuela, etc).
 


CRIADORES DE GUZERÁ

SEJA UM ASSOCIADO
Faça parte do time de criadores da raça Guzerá. A raça melhoradora das demais, de acordo com o Ministério da Agricultura da Índia.

Saiba mais »


NEWSLETTERS
* Ao se cadastrar estará automaticamente concordando em receber informações oficiais da ACGB



ACGB - Associação dos Criadores de Guzerá e Guzolando Brasil


Praça Vicentino Rodrigues da Cunha, 110 - Bloco 1
Tel: (34) 3336-1995
Email: sede@guzera.org.br