Guzonel

 

É resultado do cruzamento sistemático de vacas aneloradas (ou Nelore) com touros Guzerá. As fêmeas são retidas para reposição e os machos são vendidos, naturalmente, como reprodutores. Quando o campo está verde, o sangue Nelore é campeão de ganho-de-peso; seguido pelo Guzerá. Quando o campo fica seco, o sangue Guzerá evita a perda de peso. Assim, o Guzonel ganha muito peso no período verde e perde muito pouco no período seco, mantendo uma excelente taxa de fertilidade.

 

As gerações seguintes podem ser mantidas sempre com as duas raças, alternando os touros, ora Nelore, ora Guzerá, e também utilizando os produtos Guzonel (meio-sangue). A Tabela mostra a geração F3a, onde o criador utiliza um touro puro-sangue Guzerá, mas pode optar pela geração F3b, utilizando um touro meio-sangue e então iria obter produtos 5/8 Nel + 3/8 Guz.


Depois, pergunta-se: o que fazer com a geração de 5/8? Muitos criadores preferem utilizar o 5/8 com o 3/8, ou seja, cruzando as fêmeas mais aneloradas com touros guzeratados e as fêmeas guzeratadas com touros anelorados. É o que mostra a geração F4a, na Tabela, retornando ao grau meio-sangue (Guzonel). Assim, recomeçando o processo de cruzamentos.


Outrocaminho é optar pelo refinamento de sangue. A geração F4b é um exemplo de refinamento utilizando um touro meio-sangue sobre vacada guzeratada, levando ao grau de 9/16 Nelore ou 9/16 Guzerá. Existem muitas combinações que podem ser feitas, sempre utilizando Nelore, Guzerá e seus produtos.


O mais importante é estar atento às formas, ou seja, à carcaça. Os cruzamentos têm o objetivo de fornecer produtos cada vez melhores quanto ao rendimento da carcaça, às formas dos músculos e ao sabor da carne.


CRIADORES DE GUZERÁ

SEJA UM ASSOCIADO
Faça parte do time de criadores da raça Guzerá. A raça melhoradora das demais, de acordo com o Ministério da Agricultura da Índia.

Saiba mais »


NEWSLETTERS
* Ao se cadastrar estará automaticamente concordando em receber informações oficiais da ACGB



ACGB - Associação dos Criadores de Guzerá do Brasil


Praça Vicentino Rodrigues da Cunha, 110 - Bloco 1
Tel: (34) 3336-1995
Email: sede@guzera.org.br